Olá! Tudo bem? Na publicação de hoje, vamos analisar juntos como o Curso Taxonomia Vegetal do professor Rodrigo Polisel funciona e se realmente vale a pena investir nele. Vale a pena conferir o texto até o final.

Desde de criança, sempre me pareceu uma tarefa mágica dar nome aos animais e vegetais do planeta. São tantas espécies diferentes, cada qual com suas famílias e ramificações, que parece impossível.

Mas a taxonomia é um ramo da biologia que faz exatamente isso. Os especialistas dessa área identificam, analisam e, em algumas vezes, dão nome a plantas vistas pela primeira vez.

O trabalho ao longo dos séculos realizado por tantos botânicos do mundo acabou gerando um sistema internacional que esclarece os padrões visualizados na natureza. Sendo assim, a partir de peculiaridades em cada planta, podemos identificar qual ela realmente é.

Realizando um sonho de criança, mesmo sem saber nada sobre biologia e botânica, resolvi tentar fazer o Curso Taxonomia Vegetal como um hobby. Me apaixonei pelo que vi e aprendi. Tanto que fiquei inspirada a escrever sobre ele.

Fique comigo até o final e descubra como é a experiência dentro da área VIP do curso. Vamos nessa?

O que é taxonomia vegetal?

Se você já é especialista sobre o assunto e quer saber sobre o Curso Taxonomia Vegetal propriamente dito, recomendo pular para o tópico seguinte. No entanto, se você for um curioso leigo no assunto, dê uma olhadinha nessa parte introdutória.

A taxonomia vegetal é um ramo científico bastante antigo, advindo de experiências empíricas dos seres humanos. Desde os estágios mais remotos da nossa civilização, as pessoas passaram a perceber como determinadas plantas eram importantes.

Identificar essas plantinhas em meio a outras tantas pode ser um tanto quanto complicado. Especialmente se não houver flores e frutos, somente folhas. Já era difícil antigamente, mas hoje também pode ser um bicho de 7 cabeças para a maioria dos indivíduos.

É justamente aí que a taxonomia entra em cena. Ela reúne técnicas de identificação. E o botânico Rodrigo Polisel conseguiu resumir o método para que ele se tornasse compreensível e aplicável a todos, sejam profissionais ou não.

Taxonomia Vegetal

Categorias Taxonômicas

De acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, as categorias taxonômicas são sistematizadas da seguinte forma:

  • Espécie (species)
  • Gênero (genus)
  • Família (familia)
  • Ordem (ordo)
  • Classe (classis)
  • Divisão (divisio)
  • Reino (regnum)

Em alguns casos, mais categorias intermediárias se fazem necessárias. Eis que assim surgem as subfamílias, os subgêneros e assim por diante. Em algumas situações peculiares há categorias diferenciadas como tribo, variedade e secção, por exemplo.

Nas aulas do Curso Taxonomia Vegetal, essa classificação complexa é trabalhada de uma maneira super simples e acessível. Assim, qualquer pessoa pode ter a habilidade de observar uma parte da flora e saber exatamente quais são as plantas que estão ali.

Como o Curso Taxonomia Vegetal funciona

O Curso Taxonomia Vegetal foi criado pelo botânico Rodrigo Polisel. As aulas acontecem em um ambiente online exclusivo para membros e ensina tudo sobre a identificação de plantas em campo, apenas pelas folhas.

O acesso ao curso é ilimitado e vitalício. Achei isso ótimo, pois posso ver e rever os vídeos sempre que eu quiser. Meus filhos também adoraram.

Ao todo, são apresentadas 20 aulas práticas, todas em HD (alta resolução) para que possamos ver e entender com clareza as técnicas abordadas. Por ser um ensino à distância, temos a liberdade e autonomia de definir nossos momentos de estudo e o ritmo da aprendizagem.

Enfim, essa é a melhor opção para quem quer se aprofundar no método da taxonomia vegetal, seja do zero ou para reciclar conhecimentos avançados que você já tenha. Assim, podemos conhecer plantas diversas de todas as regiões do Brasil.

Como o curso taxonomia vegetal funciona

O que aprendemos ao longo do curso

O aluno que entra no curso pode fazer download de arquivos de bônus. Dentre eles há inclusive livros e uma chave especial de identificação de plantas que pode ser impressa para levar em viagens ou para passeios em campo.

Nas aulas em vídeo, os assuntos trabalhados são muito interessantes. Dentre eles, está a identificação de plantas:

  • Na região neotropical
  • Na Mata Atlântica
  • No Cerrado
  • Através da filotaxia e nervação
  • Através das Estípulas e das glândulas das folhas
  • Através do bordo do limbo
  • Localizando folhas simples e opostas, alternas dísticas e alternas espiraladas
  • Localizando folhas compostas: trifolioladas, bifolioladas, digitadas, pinadas, bipinadas
  • De acordo com os tipos de folha
  • Respeitando as nomenclaturas da botânica
  • E muito mais.

Quem participa, recomenda

Os testemunhos de participantes e colegas meus no Curso Taxonomia Vegetal estão disponíveis no site oficial do curso. Dentre eles, selecionei alguns relatos interessantes:

Conheça o professor

O professor Rodrigo Polisel é o responsável pelo Curso Taxonomia Vegetal. Ele é formado biólogo formado pela USP, tendo também mestrado e doutorado em botânica pela UNICAMP.

Ele é, ainda, sócio fundador da empresa Brasil Bioma. Essa instituição oferece cursos de extensão desde 2008, com base em Juquitiba – São Paulo. Os cursos online começaram em 2015 e têm feito muito sucesso.

Profissionais e analistas de grandes empresas do país, bem como estudantes e curiosos já passaram pelas turmas. Pelo menos 2000 alunos participaram.

Aulas extra e e-books gratuitos

Além de todo o conteúdo que o professor Rodrigo Polisel e demais membros da sua equipe oferecem, é enviada uma série de bônus para quem faz o Curso Taxonomia Vegetal. Conheça-os a seguir:

  1. CERTIFICADO: o curso é reconhecido e tem certificado de conclusão, o que é ótima para enriquecer o currículo profissional e acadêmico;
  2. AULAS ESPECIAIS
  • Classificação dos Estágios Sucessionais no Contexto da Mata Atlântica
  • Aula Especial #2: Classificação dos Estágios Sucessionais no Contexto da Restinga
  • Aula Especial #3: Restauração Ambiental
  1. E-BOOKS E MANUAIS
  • Chave de Identificação de Plantas
  • Livro Definitivo sobre Taxonomia de Campo
  • Leituras complementares para atualização
  1. GRUPO VIP: acesso ao grupo fechado e exclusivo para que alunos troquem experiências, tirem dúvidas e identifiquem plantas juntos.

Entre no desafio!

Temos 30 dias de garantir ao fazer a inscrição no curso. Isso é um sinal de que não há risco algum em apenas tentar e também demonstra que o Curso Taxonomia Vegetal é bom realmente.

Use o link abaixo e você ganhará 50% de desconto para se juntar a mim no curso:

Aproveite o desconto Taxonomia Vegetal

Um super beijo e até mais!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *